Warning: fread(): Length parameter must be greater than 0 in /home2/clickroupas/public_html/system/library/cache/file.php on line 32 Corridas curtas e caminhadas rápidas controlam diabetes

Corridas curtas e caminhadas rápidas controlam diabetes

Corridas curtas e caminhadas rápidas controlam diabetes

Pesquisadores descobriram que pacientes que alternavam três minutos de caminhada rápida e três minutos de lenta, por mais de uma hora, controlaram melhor os níveis de açúcar no sangue.

Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, seguindo exemplo da campanha para prevenção do câncer de mama, "Outubro Rosa". A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Corridas curtas ou caminhadas rápidas podem ser a chave para o controle da diabete, de acordo com um novo estudo.

Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Segundo estudo, atividade ajuda o corpo a ter maior controle do açúcar no sangue. Pesquisadores descobriram que pacientes que alternavam três minutos de caminhada rápida e três minutos de lenta, por mais de uma hora, controlaram melhor os níveis de açúcar no sangue do que aqueles que fizeram caminhada em um ritmo constante.

Tradicionalmente, os diabéticos vêm sendo aconselhados a praticar caminhada moderada e evitar os exercícios de alta intensidade, que podem causar lesões. Mas cientistas da Copenhagen University descobriram que treinamentos de caminhada intervalada trazem maiores benefícios e levam a um maior controle do açúcar no sangue, o que é especialmente importante nos casos de diabete do tipo 2.

O estudo dinamarquês envolveu pacientes entre 57 e 61 anos com diabete do tipo 2, que receberam uma variação de medicamentos com exceção de insulina. Oito deles foram aleatoriamente designados para um grupo de controle, 12 a um grupo de treinamento contínuo de caminhada e 12 a um treino de caminhadas intervaladas.

Os dois grupos que caminharam foram instruídos a treinar por uma hora, cinco vezes por semana, durante os quatro meses de estudo. O treino intervalado consistia em uma caminhada rápida por três minutos e mais três lenta, com repetição deste sistema ao longo da sessão.

O objetivo era alcançar um pico 70% de gasto de energia durante o período rápido e 40% no lento. Os que caminharam em ritmo contínuo tinham o objetivo de atingir um pico de 55% de gasto de energia. Foi comprovado um melhor controle do açúcar no sangue apenas no grupo que alternou o ritmo.

Não houve alterações no grupo de caminhada contínua e nem no de controle.

A pesquisa foi publicada no jornal Diabetologia, da European Association for the Study of Diabetes.

#dicaclickRoupas

Com tantos benefícios para a saúde e bem estar, que tal colocar uma roupa confortável e praticar esta atividade?

Fontes: Terra e Paho 

Comentar

Você precisa logar para enviar um comentário.